quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Na trilha das gueixas


Matéria escrita em 26 de Agosto do ano de 2008 na cidade de Osaka no Japão, fotos feitas em Kyoto pelo fotógrafo Marco Fukuyama.

Título da matéria:

``Na trilha das gueixas´´.
Surgiram do nada, sem ao menos eu perceber, e la estavam elas, lindas, elegantes, a maquiagem muito bem trabalhada, os quimonos tão perfeitos de impressionar, na ocasião haviam muitos japoneses, turístas estrangeiros, todos admirando a beleza da cultura de perto e ao vivo.
Todos querendo fotografá-las, registrar em fração de segundos a emoção de estar frente -a- frente com as famosas maikos ( aprendizes de gueixas), ou gueixas, verdadeiras ícones da história e do passado do Japão.
São mulheres que desde a infãncia ou da adolescência de treze a quatorze anos estudam uma tradição inteira, como a tradição da arte, dança, canto e educação.
Maiko é o nome que se da a uma gueixa aprendiz, é cultural e repleta de status.
Com meus equipamentos em mãos tratei logo de congelar este momento que é único, são poucos os privilegiados que se deparam com elas, geralmente sua aparição ocorre sempre próximos a templos, ruas típicas ou no pequeno bairro de Gion, para quem vem a Kyoto para conhece-las deverá ficar sempre atento, porque elas aparecem e somem ao mesmo tempo. Eu nunca imaginei que um dia em minha vida iria ter a chance de fotografar as gueixas aqui no Japão e melhor, em Kyoto cidade de muitas histórias, e olha que já é a minha segunda vez que tenho o privilégio de estar de frente com personagens de um país totalmente diferente do meu, estes momentos ficarão eternamente memorizados em minha mente.
Diz a história que as gueixas de Tokyo não seguem o processo ritualizado das gueixas de Kyoto, que é mais característico, pra mim uma gueixa é muito mais que uma obra de arte, é uma mulher especial, requintada, conhecedora da arte da cerimônia do chá, da habilidade de seus dedos nas cordas do tradicional e espetacular Shaminsem , o rodopiar de seu leque em apresentações de teatro.
Geralmente quando avistamos uma gueixa, é porque com toda certeza esta indo ao seu Okiya, ou em seu próximo compromisso, são mulheres lindíssimas, anônimas, luxuosas, e cheias de mistérios e muito sofisticadas.
Surgiram no Japão durante a Era Tokugawa na qual o Japão conheceu um período de estabilidade política, crescimento econômico e florescimento cultural, são hoje consideradas como um dos símbolos mais marcantes do país. Muitas pessoas ainda teimam em classificá-las como garotas de programa, para chegarem ao estágio de gueixa acumulam anos de preparação.
As gueixas e a cidade de Kyoto, a cidade é deslumbrante, pequena e mágica! E é a fonte da tradição japonesa ainda vivida nos dias de hoje, e parece reagir a modernidade, em cada nova temporada, a cidade onde as cerejeiras fazem com que todos relembram a delicadeza e a arte tão presente na cultura japonesa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário