domingo, 18 de dezembro de 2011

Fotografia no Japão, diversão para os idosos ...!!!

Vou falar um pouco sobre a fotografia no Japão.
Curiosamente você já tinha visto pessoas idosas apaixonadas por fotografia? Rsrs!! Nem eu. Visitei milhares de castelos e templos que na maioria das vezes estes ficavam nas encostas de enormes montanhas, ou até mesmo em grandes alturas. Caminhando dentre as trilhas rumo aos cenários que jamais eu tinha visto, encontrava homens e mulheres de idade cada um com sua mochila e seus equipamentos fotográficos, e vocês pensam que eram câmeras de passeio? Nada disso, tudo profissional. Era maravilhoso no meio da mata , na natureza, pessoas admirando as plantas, as folhas, cada uma com sua cor chamativa, os idosos curtem também a pintura, muitos ficam diante de lindas paisagens esboçando seus quadros. Quando você pega o trem na estação Teradacho na cidade de Osaka às 5:00 da manhã de qualquer dia da semana, principalmente aos sábados, domingos e feriados, vai encontrar muitos idosos indo às montanhas para fotografar 
No Japão existem milhares de lojas especializadas em equipamentos fotográficos, tanto para profissionais como para amadores, era impressionante a quantidade de pessoas da terdeira idade olhando equipamentos para comprar, gostam muito de fotografia.
Quando eu estava subindo os mais de 900 portais do santuário Fuchimi Inari em Kyoto tive o privilégio de estar ao lado de pessoas maravilhosas com quem troquei figurinhas a respeito de fotografias.
Em Kyoto fui até a cidade cenográfica fotografar, la é a Hollyood do Japão, pra quem não sabe é o lugar onde são feitos os filmes de samurais. Incrível mas na maioria das pessoas que la estavam tirando fotografias eram pessoas mais velhas.
E muito legal e prazeroso ver as pessoas se divertindo nos parques com suas famílias, seus netos, tios, filhos, ah se o Brasil tivesse esta tranquilidade toda, você poder ficar a vontade sem se preocupar muito, poder tirar seu equipamento e fotografar bastante.
E o Japão é assim, um país onde as pessoas podem ter o prazer de curtir seu hobie favorito sem correr riscos algum.
Fotos: Marco Fukuyama


Nenhum comentário:

Postar um comentário